O aumento da produção de vacinas impulsiona a demanda de câmaras de esterilização de EtO

A Telstar é uma das empresas líderes mundiais, especializada em projeto e construção de plantas de esterilização de Óxido de Etileno em escala industrial.

A Compania projeta câmaras de esterilização de até 170m3 de volume ou mais de 32 paletes.  

A Telstar expandiu sua capacidade de engenharia e fabricação devido à crescente demanda por sistemas de esterilização de EtO, e com isso aumentou a equipe de engenharia de software e controles, bem como uma nova área de montagem e testes de 4.500 m². Esta área é totalmente voltada para equipamentos de EtO para realização de FATs das linhas completas com célula de pré-condicionamento, câmara de esterilização e célula de aeração incluindo sistemas de carga e descarga totalmente automáticos. A maioria das novas linhas será instalada nos mercados da América do Norte, Europa e Ásia. Todos eles são certificados ATEX e incluem integração com os sistemas de purificação de ar.

 O crescimento na produção de vacinas, incluindo a vacina SARS-COV-2, aumentou a necessidade de instalações de esterilização para dispositivos médicos de uso único, como seringas de plástico. Existem várias tecnologias possíveis para esterilizar dispositivos médicos instáveis, mas a mais comum é o uso de óxido de etileno como meio de esterilização. Apesar dos riscos inerentes a esta tecnologia, ela é robusta e madura e, como tal, tem sido amplamente utilizada em escala industrial por mais de 50 anos (cerca de 50% de todos os dispositivos médicos, incluindo cateteres e telas cirúrgicas nos EUA são esterilizados com EtO).

A principal vantagem dessa tecnologia é a alta eficácia, capacidade de penetração, excelente compatibilidade de materiais e baixo custo de uso. Isso permite a esterilização terminal dos dispositivos médicos embalados dispostos em caixas de papelão e as caixas formando um palete pronto para o transporte. Dependendo do tamanho do equipamento de esterilização, podemos esterilizar até 32 paletes em um único lote. A combinação de linhas de esterilização pode fornecer um rendimento importante de vários milhões de dispositivos por dia.

Em geral, uma linha comercial de esterilização de EtO requer uma câmara de pré-condicionamento para controlar a temperatura e a umidade dos dispositivos antes de introduzi-los na câmara de esterilização, na própria câmara e uma câmara de aeração para reduzir os resíduos de EtO a um nível seguro de ppm. O gás deve ser tratado em um sistema de purificação de ar para evitar emissões de Óxido de Etileno na atmosfera.

Mais de 40 anos de experiência consolidaram a Telstar como um dos principais líderes no mercado internacional de soluções de esterilização com tecnologia EtO. A empresa também é especializada em soluções de despirogenação, autoclaves a vapor e autoclaves de contrapressão, incluindo sistemas robóticos de carga e descarga.

A Telstar é uma marca global líder em soluções de processos assépticos. A empresa tem uma atividade consolidada em engenharia e construção de instalações completas de produção farmacêutica e biotecnológica, instalações críticas, salas limpas e laboratórios de P&D, sendo reconhecida como um dos 10 principais fornecedores da indústria farmacêutica.